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O Lenovo ThinkPhone é um bom celular para trabalhar?

Celular feito pela Motorola tem aspectos da linha corporativa da Lenovo e sua proposta é integrar melhor o uso com o PC

A Lenovo
expandiu a sua linha Think e trouxe ao mercado brasileiro um smartphone com a mesma estética dos ThinkPad — notebooks que são bastante utilizados por empresas, principalmente para distribuição aos funcionários.

O telefone, que foi batizado de ThinkPhone by Motorola
, tem a proposta de integrar melhor o sistema operacional Android ao Windows e permite trabalhar com os dois ao mesmo tempo, usando mouse e teclado do PC para navegar pelas opções disponíveis no dispositivo móvel.

Mas será que o uso é tão prático quanto a Lenovo apresenta? Eu usei o ThinkPhone pareado sem fio ao meu computador Windows — que não faz parte da linha ThinkPad, é importante destacar — e contarei mais sobre o funcionamento do aparelho.

Ressalto que esta não é uma análise do celular, mas sim da integração com o computador. Mas o review completo dele aqui no Canaltech
já está pronto, e você pode conhecer mais o ThinkPhone e suas especificações.

Como é a integração entre o celular e o computador
O ThinkPhone by Motorola permite uma integração muito grande com computadores Windows. Para isso, basta instalar no PC o aplicativo Ready For Assistant — que é disponibilizado pela Motorola
— e fazer o pareamento inicial entre os dois aparelhos.

Essa conexão é feita uma única vez e, após isso, basta ligar o computador que ele já estará conectado ao celular — desde que o app Ready For esteja configurado para iniciar automaticamente com o Windows, o que já é feito de forma padrão.


Foto: Ivo Meneghel Jr/Canaltech / Canaltech

Lenovo ThinkPhone by Motorola tem uma integração completa com Windows (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Com essa integração, você pode gerenciar quase todas as funções do celular pelo computador e utilizar os dois de uma só vez. Eu usei todos os recursos disponíveis, e agora conto como foi a experiência.

Copiar e colar entre dispositivos
O que achei mais interessante e uma das coisas que funciona da forma mais simples possível é o copia/cola entre os dois aparelhos. De forma mais resumida possível, você pode copiar uma frase ou texto no celular e colar direto no computador — seja em editores de textos ou qualquer outro aplicativo.

Não é necessário fazer nenhuma configuração para isso, e esse recurso também funciona de forma inversa, ou seja, é possível copiar no Windows e colar no celular.

Além disso, o recurso ainda é útil para transferir arquivos de mídia: quando você copia uma foto ou vídeo no computador, já aparece uma notificação no celular para que você salve o item no celular.

Webcam
Outro ponto que me chamou bastante atenção e ficou no meu "top 3" das funções mais interessantes é o uso do celular como webcam. Isso já é uma funcionalidade do Ready For da Motorola, mas a qualidade de imagem do celular como câmera para o PC me chamou bastante atenção.

Só há um ponto a destacar: eu indico o uso apenas do sensor traseiro como webcam, já que a câmera frontal tem um recorte muito estranho, e a imagem não fica muito bem no PC.

Espelhar aplicativos do celular no PC
A integração do Lenovo ThinkPhone também permite que quase todos os apps instalados no celular sejam espelhados na tela do PC, para que você possa utilizar os recursos do telefone sem precisar pegá-lo.

Para isso, você pode apenas pressionar a tecla vermelha do ThinkPhone duas vezes com o app aberto e clicar na opção para espelhar. Também é possível simplesmente abrir o Ready For no PC e selecionar todos os apps que deseja usar.

Apesar de a função ser bem interessante, eu notei que a qualidade de imagem do app espelhado é muito baixa quando você conecta via Wi-Fi. A tela fica com uma resolução baixíssima e diminui bastante a experiência de uso de redes sociais ou para ver vídeos, por exemplo.

No entanto, a qualidade melhora bastante se você faz a conexão via USB. Não chega a ficar com uma resolução perfeita, mas já dá para assistir a vídeos ou ver fotos com mais qualidade.

Receber e responder notificações e ligações
O Motorola ThinkPhone também permite que você receba suas notificações e ligações do celular no computador. Quando pareados, toda vez que você receber algum alerta no celular — como SMS, mensagens no WhatsApp
ou ligações — também verá a notificação no PC.

É possível, inclusive, responder mensagens e até atender ligações. Aqui, porém, eu não gostei muito da experiência ao conversar pelo computador. O áudio das chamadas fica bastante "metalizado" e pode ser difícil entender a pessoa do outro lado — e vice-versa.

Tecla Lateral dedicada
Além das teclas padrões do celular, o ThinkPhone by Motorola também possui um botão vermelho que oferece alguns atalhos. Por padrão, é configurado para um toque abrir o app Ações e dois toques abrir o menu de integração com o PC. Mas é possível alterar a funcionalidade do toque simples para abrir qualquer aplicativo ou até iniciar uma gravação de tela ou voz.

Aqui, configurei para abrir uma conversa específica no WhatsApp, mas também dá para abrir atalhos de outros apps, como buscas em apps de lojas ou solicitar uma viagem no Uber para algum dos locais favoritos no app.

Uso do ThinkPhone como computador
Além das funções exclusivas do ThinkPhone, como as listadas acima, também é possível usar o celular no modo Ready For. Esse recurso permite utilizar o dispositivo como um "computador" e acessar todos seus apps em uma interface desktop, que simula uma área de trabalho de PC.

Boa parte da navegação é otimizada para desktop, ou seja, os navegadores e aplicativos aparecerão de forma como aparecem no computador, em vez de ter o visual padrão de celular.

Eu já testei o modo Ready For para trabalhar e estudar e fiz um texto dedicado sobre isso, então você pode ler caso tenha interesse em usar o ThinkPhone para este propósito.

No entanto, eu já faço aqui um adendo: se você já tiver um PC e quiser usar o ThinkPhone com o Ready For nele, não faz muito sentido: é mais simples e prático continuar usando o computador de forma tradicional.

Já se você está sem computador por alguns dias, mas tem um monitor para conectar ao celular, o Ready For do ThinkPhone é um ótimo "quebra-galho" para você trabalhar ou estudar, mesmo que de forma mais limitada. Mas reitero que é válida a leitura da análise completa que fiz sobre o Ready For para que você conheça mais sobre a função e saiba até onde ela é útil no dia-a-dia.

(Fonte: Bruno Bertonzin - Canaltech) - 01/05/2023
Sony Xperia 1 V mostra provável visual em placa de publicidade

Sony Xperia 1 V deve ser lançado no dia 11 de maio, e supostas imagens oficiais do aparelho apareceram em painel de publicidade

A Sony deve anunciar o Xperia 1 V apenas daqui a alguns dias, mas o aparelho supostamente apareceu em uma placa de publicidade. As imagens mostram como deve ser o visual de seu painel traseiro, entre outras informações iniciais.

O conteúdo mostra a frase "Um para todas as luzes", mais uma vez brincando com o "One" presente no nome comercial do dispositivo. Um jogo de palavras semelhante foi feito no anúncio do evento de lançamento, com a frase "The next ONE is coming" (o próximo está chegando, em tradução livre).

Mais abaixo, uma frase escrita em letras menores explica que o aparelho terá um sensor "de próxima geração" para oferecer menores níveis de ruído nas imagens. Na prática, é possível esperar que o smartphone terá avanços em fotos e vídeos noturnos, por exemplo.

Para isso, é possível que o smartphone traga a tecnologia de sincronização multicâmeras (MCSS), além do modo LN2 para ambientes com condições precárias de luz — soluções presentes apenas no sensor Sony IMX858 de 50 MP.


Foto: Divulgação/Sony / Canaltech

O outdoor também reafirma que o aparelho não deve trazer grandes revoluções de design. Ele permanece com um módulo de câmeras em formato de pílula e lentes alinhadas na vertical, mas neste modelo as câmeras parecem ter um maior distanciamento entre si.

A imagem ainda mostra que o dispositivo deve ser vendido em pelo menos três opções de cores: branco, preto e verde-escuro. Contudo, mais tons podem ser revelados pela marca na sequência.

Sony Xperia 1 V - o que esperar

Até o momento, não foi divulgada uma lista completa de especificações para o Sony Xperia 1 V. Contudo, é provável que o dispositivo chegue com um processador Snapdragon 8 Gen 2, plataforma premium mais avançada da Qualcomm.

Caso a marca japonesa siga a mesma receita do modelo atual, é possível que o smartphone traga um conjunto triplo de câmeras de 12 MP. O destaque vai para o suporte para zoom variável, que passa de 3,5 até 5,2x no Xperia 1 IV.

Uma das características mais notáveis dos aparelhos da linha é sua construção com display de alta resolução. Por isso, também é provável que o dispositivo mantenha um painel OLED com suporte para imagens em 4K e taxas de atualização a 120 Hz.

Os detalhes técnicos do Sony Xperia 1 V devem ser revelados no dia 11 de maio, em evento já agendado pela marca. A conferência poderá ser vista ao vivo por meio do canal do YouTube da empresa:

(Fonte: Vinícius Moschen Canaltech) - 01/05/2023
ChatGPT custa mais de R$ 3,5 milhões por dia para funcionar, diz analista

Um analista afirma que a OpenAI gasta cerca de R$ 3,5 milhões para manter o chatGPT funcionando, e o custo seria ainda maior com o GPT-4


Foto: Rafael Damini/Canaltech / Canaltech

O ChatGPT deve custar mais que US$ 700 mil (R$ 3,5 milhões) diariamente para funcionar, apontou o analista-chefe da empresa de pesquisa de semicondutores SemiAnalysis, Dylan Patel. O chatbot conversacional da OpenAI requer uma quantidade absurda de desempenho computacional para atender a demanda de usuários do mundo todo, e a Microsoft quer reduzir esse custo.

"A maior parte do custo é em torno do gasto com servidores que eles precisam", disse o analista. Agora com a disponibilidade do GPT-4, a manutenção deve ter ficado ainda mais cara, já que a avaliação dele considerava apenas o chatbot usando o GPT-3, modelo mais antigo da plataforma da OpenAI.

O treinamento por si só custa dezenas de milhões de dólares, mas o gasto com a parte operacional e custos de inferência (processamento de dados) são muito maiores, afirmaram Patel e outro analista da SemiAnalysis, Afzal Ahmad, ao site Forbes. "Na verdade, os custos para inferir o ChatGPT excedem os custos de treinamento semanalmente", disseram.

Microsoft quer baratear operações
Para tornar a atividade do modelo mais barata, a Microsoft aparentemente desenvolve hardware específico para processamento de dados com inteligência artificial. Essa seria função do Athena, um chip otimizado para IA supostamente em desenvolvimento desde 2019, ano em que a empresa fechou um acordo de US$ 1 bilhão com a OpenAI.

Há cerca de 300 funcionários da Microsoft focados no projeto, mas ele não seria lançado para o público geral: ele seria utilizado exclusivamente pela Microsoft e pela OpenAI para alimentar seus produtos com IA já em 2024, apontaram informantes do site The Information.

Galaxy Enhance-X | Samsung relança app de edição de imagens

Samsung relança o app de edição de imagens Galaxy Enhance-X, que chega para celulares S23 e em breve também para as linhas S22 e Galaxy A

A Samsung relançou o aplicativo de edição de imagens com recursos de inteligência artificial Galaxy Enhance-X, que já está disponível na Galaxy Store para celulares da linha S23. A companhia informou que o app chegará em breve para os dispositivos S22 e posteriormente para os intermediários da linha Galaxy A.

O Galaxy Enhance-X havia sido apresentado pela Samsung no ano passado, mas a incompatibilidade com o sistema Android 13 adiou o lançamento oficial do aplicativo.

Quais são os recursos do Galaxy Enhance-X
O aplicativo da Samsung traz uma variedade de recursos para editar as fotos e as imagens salvas na galeria do celular.

Entre as opções estão:

Corrigir desfoque;
Corrigir distorção da lente;
Aumentar escala da imagem (em até 4x);
Remover reflexos;

Remover sombras;
Corrigir brilho e nitidez;
Ajustar cor de pele;
Ajustar desfoque do fundo;
Aplicar HDR.

O Galaxy Enhance-X traz uma funcionalidade para corrigir com rapidez as fotos na galeria com um toque simples na tela. O recurso Magic analisa a imagem e faz correções automáticas em problemas de desfoque, nitidez e perda de detalhes. Há também ajustes específicos para imagens de rosto ou de paisagem, com diversas opções de configuração.


Foto: Captura de Tela/Guilherme Haas/Canaltech / Canaltech

A Samsung não informou quando o app será disponibilizado para os aparelhos S22 ou a linha Galaxy A. Enquanto isso, os usuários podem continuar utilizando outros editores de imagens para Android.

(Fonte: Guilherme Haas) - 25/04/2023
Compras pela internet: conheça os direitos do consumidor e dicas para ficar seguro

Você conhece os seus direitos na hora de comprar online? Nesta matéria, nós separamos as principas recomendações para você realizar as suas transações de forma tranquila e sem surpresas!

Você já teve receio de comprar algo pela internet por falta de segurança ou incerteza quanto aos seus direitos como consumidor? Para consumidores que não estão acostumados com o ambiente online (ou até mesmo para aqueles que estão), o receio de adquirir itens através de sites é muito comum, apesar da ferramenta ser cada vez mais utilizada para este fim.

No entanto, saiba que existe uma lei que garante os seus direitos ao realizar compras à distância. A Lei nº 8.078, mais conhecida como Código de Defesa do Consumidor, é a sua maior aliada nessas horas. Confira, a seguir, os principais direitos do consumidor em compras online e algumas dicas para se manter seguro na hora de fechar negócio!

Compras online no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foram feitos cerca de 368,7 milhões de pedidos registrados no ano de 2022 (Reprodução/Internet)

O comércio eletrônico brasileiro continua a crescer, registrando vendas totais de R$ 169,6 bilhões em 2022, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foram feitos cerca de 368,7 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$ 460 por cliente no ano passado.

Entre os setores que se destacaram em vendas estão: eletrodomésticos, telefonia, eletrônicos, casa e decoração, informática e moda. Além disso, o setor de alimentos e bebidas também registrou crescimento, impulsionado pelos jogos da Copa do Mundo de 2022. No entanto, esse fato peculiar acabou diminuindo o preço das vendas, mesmo que tenha aumentado o número de pedidos.

As compras online já representam mais de 10% de todo o varejo nacional, de acordo com um novo levantamento da ABComm sobre o fluxo de 2022. Esse número só tende a crescer, com uma projeção de aumento de 9,5% para 2023, podendo chegar a R$ 186 bilhões em vendas. O ticket médio deve permanecer em equilíbrio, em torno de R$ 470, e o número de pedidos pode atingir 395 milhões.

Os direitos do consumidor em compras online
Acesso às informações da empresa


Ao realizar compras em lojas virtuais, é fundamental estar atento às informações disponibilizadas no site, como nome da empresa, endereço e contato (Reprodução/Internet)

Ao realizar compras em lojas virtuais, é fundamental estar atento às informações disponibilizadas no site, como nome da empresa, endereço e contato. Esses dados são obrigatórios de acordo com o Decreto nº 7.962 de 2013, também conhecido como “Lei do E-commerce”.

Segundo a legislação, as empresas que atuam no comércio eletrônico devem destacar em seus sites o nome empresarial, número do CPF ou CNPJ (quando aplicável), endereço físico e eletrônico, além de informações completas para localização e contato. Essa medida tem como objetivo garantir a transparência e segurança nas transações comerciais realizadas pela internet, permitindo que os consumidores identifiquem imediatamente o fornecedor e verifiquem a regularidade da empresa.

Portanto, ao realizar compras online, é importante verificar se todas essas informações estão claramente disponíveis no site da loja antes de efetuar qualquer transação, a fim de evitar possíveis problemas futuros.

Acesso a informações claras sobre o produto

De acordo com a legislação vigente, o site deve disponibilizar informações sobre as características essenciais do produto, incluindo possíveis riscos à saúde e à segurança dos consumidores (Reprodução/Internet)

De acordo com a legislação vigente, o site deve disponibilizar informações sobre as características essenciais do produto, incluindo possíveis riscos à saúde e à segurança dos consumidores. Além disso, o preço do produto deve ser discriminado, informando quaisquer despesas adicionais ou acessórias, como as taxas de entrega ou seguros. As condições integrais da oferta, incluindo modalidades de pagamento, disponibilidade, forma e prazo da execução do serviço ou entrega também devem ser divulgadas claramente.

Outro ponto importante é que o site deve apresentar informações claras e explícitas sobre quaisquer restrições da oferta. Além disso, no caso de serviços comercializados pela internet, a empresa deve disponibilizar um resumo do contrato antes da efetivação da compra. Esse resumo deve destacar as cláusulas que limitam os direitos do consumidor, tais como franquia de planos de internet, multa rescisória e restrições de serviços.

Arrependimento em até sete dias

O Direito de Arrependimento estabelece que o consumidor tem o direito de desistir do negócio em até sete dias úteis (Reprodução/Internet)

O direito de arrependimento é garantido pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Esse artigo estabelece que, nos casos em que a compra é realizada fora do estabelecimento comercial, como em compras pela internet, telefone ou entrega em domicílio, o consumidor tem o direito de desistir do negócio em até sete dias úteis.

Durante esse período de reflexão, o consumidor pode devolver o produto ou cancelar o serviço contratado sem precisar apresentar justificativas e sem custos adicionais. O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto ou da assinatura do contrato.

Se o consumidor optar por exercer seu direito de arrependimento, ele deve seguir o procedimento orientado pela empresa para realizar o cancelamento e solicitar a devolução integral do dinheiro. A lei determina que o consumidor deve receber imediatamente o valor pago, e a empresa não pode cobrar pelo processo de devolução.

É importante destacar que a empresa não pode exigir que o produto esteja na embalagem original ou que esteja em perfeitas condições para aceitar a devolução. Em alguns casos, a empresa pode oferecer um crédito no valor da compra em vez de devolver o dinheiro.

Devolução e troca


Após o período de sete dias para o direito de arrependimento, é possível realizar a devolução ou troca de um produto sem custo adicional caso haja qualquer tipo de dano, imperfeição, problema ou defeito (Reprodução/Internet)

Após o período de sete dias para o direito de arrependimento, é possível realizar a devolução ou troca de um produto sem custo adicional caso haja qualquer tipo de dano, imperfeição, problema ou defeito, em virtude da garantia obrigatória prevista no artigo 26 do CDC, que se aplica a todos os produtos e serviços.

No caso de produtos e serviços não duráveis, que são aqueles utilizados em curto prazo, como alimentos, bebidas, produtos de limpeza, roupas, faxina, jardinagem, entre outros, o prazo para devolução ou troca é de 30 dias. Já para produtos duráveis, como veículos, eletrodomésticos, computadores e eletrônicos em geral, a validade da garantia é de 90 dias.

Se o defeito for visível, o prazo começa a ser contado a partir da data de entrega do produto ou conclusão do serviço. Por outro lado, se for um vício oculto, que só é detectado com o tempo, o prazo começa a ser contado a partir do momento em que o problema se manifesta.

Garantia

Além da garantia legal detalhada anteriormente, obrigatória para qualquer produto ou serviço, também existem outros dois tipos de garantias oferecidos no mercado: a contratual e a estendida (Reprodução/Internet)

Além da garantia legal detalhada anteriormente, obrigatória para qualquer produto ou serviço, também existem outros dois tipos de garantias oferecidos no mercado:

Garantia contratual: é uma garantia não obrigatória acordada entre o fornecedor e consumidor por meio de um documento formal (o termo de garantia). Ela aumenta o prazo de cobertura do produto ou serviço e possui suas próprias condições;
Garantia estendida: é uma garantia paga pelo consumidor, ou seja, um seguro adicional que estende a cobertura do produto. Ela prevê indenizações em caso de vícios e possibilidade de substituição do produto caso o conserto seja inviável.
Mas, atenção: as garantias não obrigatórias não podem estar incluídas no preço do produto ou disfarçadas de “desconto”.

Cumprimento da oferta

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, toda oferta feita pela empresa deve ser cumprida, incluindo anúncios no site, e-mails marketing, banners e qualquer outra forma de comunicação de ofertas (Reprodução/Internet)

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, toda oferta feita pela empresa deve ser cumprida, incluindo anúncios no site, e-mails marketing, banners e qualquer outra forma de comunicação de ofertas. Caso o fornecedor não consiga ou se recuse a cumprir a oferta, o consumidor tem três opções: exigir o cumprimento forçado da oferta conforme foi detalhada na propaganda; aceitar outro produto ou serviço equivalente; ou rescindir o contrato, com direito à devolução dos valores pagos antecipadamente e possíveis perdas e danos.

Essa situação pode ocorrer, por exemplo, quando a empresa vende um produto online sob encomenda e não possui estoque suficiente para atender todos os pedidos.

Transparência na propaganda
A prática de promover informações enganosas é proibida em todas as circunstâncias, seja em anúncios online ou em lojas físicas. De acordo com o CDC, toda publicidade online deve ser apresentada de forma transparente, para que o consumidor possa identificá-la facilmente. Adicionalmente, é ilegal utilizar informações que induzam o consumidor a erro.

Atendimento com eficiência

Compras pela internet: conheça os direitos do consumidor e dicas para ficar seguro

A legislação que rege o comércio eletrônico é bastante clara quanto às responsabilidades das empresas no que se refere ao atendimento ao cliente. “É obrigatório que as empresas mantenham um serviço de atendimento eletrônico adequado e eficaz, que permita aos consumidores resolver demandas relacionadas a informações, dúvidas, reclamações, suspensão ou cancelamento de contratos”.

Além disso, é responsabilidade do e-commerce confirmar imediatamente o recebimento do pedido ou reclamação do cliente e resolvê-lo no prazo máximo de cinco dias.

Segurança no pagamento e tratamento de dados
Por fim, é garantido ao consumidor virtual o direito a métodos seguros de pagamento durante a finalização de suas compras, bem como transparência no tratamento de seus dados pessoais. Com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), as lojas online devem possuir políticas claras de privacidade e proteção de dados, assegurando que as informações dos consumidores estejam protegidas e que não haja riscos de perda, vazamentos ou acesso não autorizado.

Como reivindicar os seus direitos em compras online

Existem diversas maneiras de exigir que as empresas cumpram suas obrigações nos casos em que os direitos do consumidor em compras online não são respeitados (Reprodução/Internet)

Existem diversas maneiras de exigir que as empresas cumpram suas obrigações nos casos em que os direitos do consumidor em compras online não são respeitados. O primeiro passo é entrar em contato com os canais de atendimento fornecidos pela empresa e registrar os protocolos para futuras referências em contestações.

Se a questão não for resolvida, é possível abrir uma reclamação pública no Reclame Aqui, onde as notas das empresas têm um grande impacto na reputação online. Caso essa medida não produza resultados satisfatórios, o próximo passo é registrar uma reclamação no site do Procon, reunindo todas as provas possíveis, incluindo nota fiscal, contrato, protocolos de atendimento, e-mails, entre outros.

Em último caso, se nenhuma das opções anteriores resolver o problema e você continuar se sentindo lesado, é possível entrar com uma ação judicial contra a empresa, solicitando indenização por danos morais. No entanto, é importante lembrar que o processo pode ser longo e custoso.

Como comprar online com segurança?
~Algumas boas práticas podem te ajudar a fazer compras online com mais segurança e te resguardar contra possíveis problemas de consumo. Conheça essas dicas!

Compre apenas usando equipamentos de confiança

A principal orientação para compras online é utilizar um dispositivo confiável (Reprodução/Internet)

A principal orientação para compras online é utilizar um dispositivo confiável. Evite fazer compras em computadores públicos e garanta que o seu dispositivo esteja equipado com um antivírus atualizado. Além disso, é importante não armazenar informações sensíveis, como endereço de e-mail e número de cartão de crédito, no dispositivo ou no site de comércio eletrônico.

Essas mesmas regras se aplicam aos smartphones, com a adição de precauções extras para redes sem fio. Sempre prefira realizar transações em redes conhecidas e protegidas por senha.

Prefira comprar em lojas conhecidas
É comum que uma nova loja entre no mercado oferecendo uma série de promoções e descontos tentadores. No entanto, é crucial verificar a origem dos produtos e se a loja é confiável para entregar o que promete.

Para minimizar os riscos, recomenda-se comprar apenas em lojas bem estabelecidas, que tenham sido indicadas por amigos, parentes ou por meio do programa de relacionamento ou parceiros do emissor do seu cartão de crédito. Dessa forma, você pode ter mais segurança ao fazer suas compras e evitar possíveis dores de cabeça no futuro.

Pesquise a reputação da loja

Compras pela internet: conheça os direitos do consumidor e dicas para ficar seguro

É fundamental compreender que diversas empresas de renome e alta qualidade podem passar por desafios financeiros. Isso é uma ocorrência natural em qualquer tipo de negócio e pode ser facilmente verificado na internet, onde é possível encontrar informações sobre possíveis dificuldades de vendas ou problemas com clientes em determinados períodos.

Por isso, é importante verificar a integridade da empresa e analisar a sua reputação junto aos órgãos de defesa do consumidor, tais como o Procon, bem como em sites que avaliam a experiência de compra e o relacionamento com o cliente, como é o caso do ReclameAqui, por exemplo.

Escolha sites que tenham plataformas de pagamento seguras
A maioria das lojas online aceita pagamentos por via de boletos bancários ou depósitos em conta, mas você poderá ficar mais seguro se fazê-los por meio de um cartão de crédito ou plataformas intermediárias seguras. Isso porque esses sistemas financeiros já fazem uma verificação da loja antes de liberar o pagamento, e será menos complicado recuperar seu dinheiro em caso de fraude.

Desconfie de ofertas muito abaixo da média

Caso a oferta pareça ser excessivamente atraente, é aconselhável manter-se alerta. Descontos excessivamente generosos podem, na verdade, ocultar algumas deficiências dos produtos. (Reprodução/Internet)

Caso a oferta pareça ser excessivamente atraente, é aconselhável manter-se alerta. Descontos excessivamente generosos podem, na verdade, ocultar algumas deficiências dos produtos. Além de problemas relacionados à qualidade e à falsificação, é possível enfrentar questões graves no que diz respeito à garantia e à troca dos produtos.

Registre os passos de sua compra
Mesmo que o pedido fique registrado internamente no site, guarde os e-mails de confirmação de compra e outras informações sobre o processo. Você pode, também, imprimir os passos de sua compra, caso não existam outros registros.

(Fonte: Otávio Queiroz / Proteste.) - 17/04/2023
Listando: 25 de 1314

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Sobre o Portal da Santa Ifigênia

O Portal da Santa Ifigênia foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de eletro-eletrônicos.