A Panasonic revelou um televisor de alta definição e 50 polegadas, com tela de plasma e capacidade 3D, nesta segunda-feira (28). O equipamento é acompanhado por óculos especiais que fazem com que as imagens pareçam saltar da tela.
Em uma demonstração na sede da Panasonic, em Osaka, carros de Fórmula 1 pareciam correr entre os espectadores, e ginastas saltavam sobre o cavalo e faziam piruetas por uma passarela que parecia se estender em meio à audiência.
"Nós adotamos planos concretos para levar os primeiros aparelhos 3D às residências dos telespectadores. Eles não sairão decepcionados," disse Yoshiiku Miyata, o executivo encarregado de produtos audiovisuais na Panasonic.
2010
Ele se recusou a comentar sobre a data exata de lançamento ou preço, afirmando que a empresa espera que os novos televisores estejam disponÃveis nas lojas em 2010.
A tecnologia funciona porque ilude o cérebro a enxergar tridimensionalmente imagens que resultam do trabalho sincronizado entre os óculos e o televisor para gerar imagens em camada dupla e com velocidade duas vezes superior à de um televisor normal.
"Quando o televisor exibe a imagem esquerda, o obturador automático dos óculos bloqueia a vista direita, de modo que as pessoas podem ver apenas a imagem esquerda," explicou Keisuke Suetsugi, gerente de desenvolvimento de produtos audiovisuais de alta qualidade.
"E no momento seguinte, quando o televisor exibe a imagem direita, o obturador bloqueia a vista esquerda," acrescentou.
A empresa espera que o televisor de 50 polegadas, menor e mais adaptável ao uso caseiro, se torne uma escolha popular para home theaters, em comparação com o seu irmão maior, de 103 polegadas, lançado em outubro.
O novo modelo será exibido na feira de tecnologia Ceatec Japan, entre 6 e 10 de outubro.
A Panasonic anunciou em agosto que formará parceria com a Twentieth Century Fox e Lightstorm Entertainment na produção de "Avatar", o novo filme do premiado diretor James Cameron, que estreia nos cinemas em dezembro.
A maior rival do grupo, a Sony, anunciou no começo do mês que também pretende lançar televisores 3D em 2010.
Plasma, LCD ou LED?
Eis uma das primeiras dúvidas na hora de escolher uma televisão de alta definição.
Os debates sobre qual das tecnologias é melhor costumam ser acirrados, mas cada uma delas tem suas vantagens e aplicações mais adequadas.
O plasma passa a ser uma opção apenas em tamanhos maiores (cerca de 40 polegadas). Para telas menores, como 19 ou 26 polegadas, o consumidor encontra os aparelhos de LCD.
Um problema que costumava ser recorrente nas telas de LCD, atenuado em modelos atuais, era o tempo de resposta nas cenas em movimento --o que deixava rastros, conhecidos como fantasmas.
"A tecnologia LCD está tão avançada que eu nunca percebi arrasto", afirma Marcelo Zuffo, professor do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).
Já o plasma costumava deixar marcas de imagens estáticas, questão também aprimorada em modelos recentes.
Os televisores de plasma geralmente oferecem maior ângulo de visão e são indicadas para ambientes mais escuros. Já os aparelhos de LCD se dão melhor em ambientes com boa iluminação.
"O plasma oferece, em geral, melhores nÃveis de preto. A cor negra sempre aparece mais profunda em comparação com o LCD", escreve Gary Merson no HDGuru.com.
LED
Começam a chegar ao mercado brasileiro televisores de LCD com tecnologia LED (diodo emissor de luz), que, de maneira geral, consomem menos energia, oferecem imagens mais brilhantes e têm espessuras menores.
Como são mais recentes, os aparelhos de LCD com LED costumam ser mais caros.
O Amoled é uma evolução da tecnologia LED que possibilita o desenvolvimento de aparelhos ainda mais finos e com imagens ainda mais brilhantes.
Por conta dos altos custos, porém, o Amoled só é empregado atualmente em telas menores, como as de celulares.
Tubo
As antigas e um tanto desengonçadas TVs de tubo (CRT) estão escasseando nas prateleiras, mas, segundo Zuffo, ainda oferecem um bom custo-benefÃcio em alguns casos -uma pequena TV na cozinha, por exemplo. "Antes da TV digital, um aparelho CRT de 29 polegadas custava R$ 2.500. Hoje, você compra um por R$ 600."
A operadora Oi informou que fechou acordo para oferecer o iPhone, smartphone da Apple, no Brasil, a partir dos próximos meses.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (26), a Oi informa que a venda de aparelhos desbloqueados engloba tanto o modelo iPhone 3G quanto o iPhone 3GS, a última geração do smartphone.
De acordo com a empresa, o cadastro para informações acerca dos iPhones desbloqueados começam no dia 28 de novembro por intermédio do site da empresa, cujo endereço é www.oi.com.br.
Não há, contudo, uma data definida para que o aparelho esteja nas gôndolas das lojas.
A assessoria de imprensa da Oi disse à Folha Online que ainda não há preços definidos para os modelos iPhones desbloqueados.
O iPhone 3G e o iPhone 3GS já são distribuÃdos no Brasil pelas operadoras Claro, TIM e Vivo.
O principal destaque do Sony Ericsson Satio, que chega em breve à s lojas brasileiras, é sua supercâmera integrada de 12,1 Mpixels com flash xênon. Além da alta definição --pouco comum nos celulares disponÃveis--, o aparelho traz boas funções voltadas aos viciados em música.
A máquina integrada tem opções interessantes, como a configuração de fotografia de documentos, que pode ser usada nos momentos em que falta um scanner.
Também contam a favor do aparelho as possibilidades de produzir fotos panorâmicas, de capturar a foto com o toque na tela e de marcar as fotos com sua posição geográfica.
O celular é bonito e não risca com facilidade. Em sua lateral, ficam localizados botões que ora controlam a câmera, ora ajustam o som.
O teclado é virtual, usado em sua tela sensÃvel ao toque de 3,5 polegadas. A ausência de um teclado fÃsico pode pesar contra para quem manda muitas mensagens de texto.
Na tela, são cinco painéis de navegação, e a maior parte dos itens só funciona com o celular conectado à internet. O acelerômetro, que muda o sentido da tela de acordo com sua posição, funciona bem, mas falha algumas vezes.
A bateria é um dos pontos que poderia melhorar. Nos testes feitos, ela durou no máximo três dias -sem grande uso de Wi-Fi ou de Bluetooth.
O Satio funciona com Symbian S60 e tem conexões Wi-Fi e 3G. O preço sugerido é de R$ 1.899.
O mês de outubro registrou 1,9 milhão de novos celulares no Brasil, elevando para 168 milhões o número de acessos ao serviço de telefonia móvel pessoal, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Isso quer dizer que, de cada 100 brasileiros, 87,6 têm celular. Se esse ritmo de expansão se mantiver, em menos de um ano haverá um celular para cada habitante do paÃs.
Do total de acessos, 82,3% é de celulares pré-pagos, e 17,7%, pós-pagos. Maranhão foi o Estado que apresentou o maior crescimento percentual de celulares, depois o PiauÃ, e em terceiro lugar, São Paulo. As regiões Norte e Sudeste são os destaques em crescimento de densidade de celulares no mês.
A empresa Vivo continua lÃder do mercado, com 29,5% do bolo. Depois vem a Claro, com 25,5% e a TIM, com 23,7% dos clientes. A tecnologia dominante no Brasil é a GSM, presente em 90% dos celulares.
O crescimento nos primeiros dez meses de 2009 é o segundo na série histórica, ficando atrás de 2008.